10 alimentos que ajudam no aprendizado do seu filho
10 alimentos que ajudam no aprendizado do seu filho

10 alimentos que ajudam no aprendizado do seu filho

Por Shape in Box      21/10/2020 09:04:37    

Sabia que é possível dar uma força para os pequenos retomarem a rotina de estudos e aprenderem melhor por meio da alimentação?

criança; comida; alimentação; frutas; suco (Foto: Thinkstock)

O que seu filho precisa para se dar bem nos estudos? Foco, memória, concentração? Pois, saiba que esse atributos dependem, e muito, de uma boa alimentação. Mais do que auxiliar no crescimento, comer bem — alimentos variados e na proporção correta — pode impactar diretamente no cérebro e na saúde mental das crianças. 

"Os pais devem apostar em alimentos mais saudáveis e leves para estimular o paladar desde a infância, incluindo alimentos integrais e ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes. Eles proporcionam uma digestão de forma mais lenta, com mais saciedade e energia por mais tempo.

Assim, as crianças terão disposição para horas de estudo, e o cérebro funcionará de forma mais qualificada, com uma boa concentração e raciocínio", afirma a nutricionista Carina Brandão, da Clínica Healthy (SP).

Além disso, com o fim das férias — e do momento de relaxamento —, a retomada da rotina pode ser difícil. "Nesse caso, alimentos ricos em vitaminas e nutrientes são ainda mais essenciais para auxiliar nesse processo", orienta Lilian Gonzales, nutricionista da Sodexo On-site Brasil.

Então, reunimos, 10 dicas de alimentos sugeridos pelas nutricionistas para ajudar a melhorar a memória, o aprendizado e o raciocínio do seu pequeno.
 

1. Arroz integral

Contém vitaminas do complexo B, fundamentais para as funções do cérebro. As fibras presentes nos carboidratos integrais ajudam a liberar glicose no organismo aos poucos. Sua falta prejudica a memória, concentração e aprendizado.

2. Castanhas

Ajudam na liberação da serotonina, um neurotransmissor que atua positivamente sobre o humor. Também mantém as artérias cerebrais saudáveis.

3. Banana

Para ser produtivo, também é preciso dormir bem! A fruta pode ser consumida à noite para ajudar a relaxar, por ser rica em potássio e triptofano, que é precursor da serotonina, que, por sua vez, acalma as atividades cerebrais.

4. Frutas vermelhas

Possuem flavonóides, que exercem efeitos benéficos no aprendizado e na memória, devido a sua capacidade de proteger os neurônios e reverter déficits de memória.

5. Ovos

Fonte de colina, que participa da formação de neurônios e repara as células cerebrais avariadas. Produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e aprendizado.

6. Sardinha

Contém ômega-3, que auxilia na comunicação entre os neurônios melhorando a concentração, a memória e o aprendizado em geral. 

7. Carne vermelha

Possui vitaminas do complexo B, dando a energia, melhorando a memória e auxiliando na comunicação dos neurônios e no desenvolvimento deles. 

8. Feijão

Forma a hemoglobina, que oxigena o sangue e o cérebro – fortalecendo a parte metabólica e energética. 

9. Cacau

Além de ser rico em ferro, fibras e magnésio, é fonte de flavonóides, que aumentam a circulação sanguínea cerebral. O resultado é uma melhora das funções cognitivas, na memória e até no humor.

10. Água

Facilita a digestão e absorção dos nutrientes, além dos fluídos corporais. Ajuda o corpo e a mente a funcionarem. Uma pesquisa da University of East London descobriu que quem toma aproximadamente 500 ml antes de realizar alguma tarefa que envolva esforços mentais, tem seu cérebro trabalhando 14% mais rápido comparado a quem não bebe água.

Se na sua casa, está difícil estimular o consumo de alimentos saudáveis, experimente convidar seu filho a participar das compras. "As crianças usualmente desconfiam dos alimentos que não reconhecem. Então explique o que é e, se possível, mostre em uma horta ou mercado.

Deixe que a criança cheire e toque no alimento", orienta Lilian. Além disso, lembre-se que as crianças aprendem pelo exemplo. O adulto precisa comer de tudo para que os pequenos se sintam mais estimulados. E, por fim, mesmo que a criança rejeite um alimento uma, duas ou mais vezes, não desista e o apresente em diferentes formas.

Fonte: Revista Crescer

2021 Shape in Box - Todos os Direitos Reservados

Plataforma para clubes: Plataforma para Clube de Assinaturas